QUEM É ANDRÉ XAVIER

André Xavier tem uma trajetória de militância notável, marcada pela construção do Partido dos Trabalhadores e do socialismo democrático. Formado em História, ele atua hoje, prioritariamente ,nas lutas sociais e solidárias da região do Barreiro, onde mora há cinco décadas. André luta pelo metrô até o Barreiro, público, com participação popular e com tarifa social. E levou sua militância na melhoria do transporte público até para o Carnaval: é fundador do Bloco Carnavalesco Esperando o Metrô.

Fundador do PT e da Central Única dos Trabalhadores – CUT, André foi dirigente do Sindicato Senalba (sindicato dos trabalhadores do Sistema S – Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sescoop, Sest, Senat, Senar) e de diversas direções do PT no último período.

O ativismo de André começou na Associação de Bairro, no Movimento pela Melhoria do Transporte Coletivo, Comitê de Luta contra o Desemprego na Cidade Industrial ainda na década de 80.

Ao lado de dirigentes históricos da União de Trabalhadores da Periferia (UTP), André foi diretor da Federação de Associação de Moradores de Bairros, Vilas e Favelas de Belo Horizonte, na defesa sempre determinada da política urbana inclusiva. Presidiu o Conselho Comunitário do Hospital Júlia Kubitschek e Conselho Distrital de Saúde do Barreiro.

Também foi diretor de Desenvolvimento Econômico e Social no Governo da Frente BH Popular, durante o mandato do prefeito Patrus Ananias, e Coordenador do Orçamento Participativo no Governo Fernando Pimentel. E candidato a vereador em 2004, quando obteve uma votação expressiva.