QUEM É JULIANA DO CARMO

Juliana do Carmo, 40 anos, enfermeira obstétrica e trabalhadora do SUS no HC UFMG. Moradora da Legional Leste, no bairro Santa Efigênia, ama uma roda de samba e uma boa prosa. Possui graduação e mestrado pela UFMG, foi ativa no movimento estudantil, sendo inclusive coordenadora geral do DCE nos anos 2000. Contribui com a formação profissional em saúde na UFMG, em especial na área de aprimoramento da obstetrícia.

Nos últimos anos, Juliana vem participando de projetos de pesquisa e extensão. Um deles é a exposição Sentidos do Nascer que, para Juliana, é educação para a vida.

Como presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo MG), atua junto ao conselho de saúde na defesa das mulheres e bebês. Também é uma militante pela abertura da maternidade Leonina Leonor, pela adequada manutenção do Hospital Sofia Feldman e pela potencialização das maternidades de BH e região. É participante atuante de reuniões na Câmara de vereadores, na assembleia legislativa quando necessário defendendo o trabalho em equipe e a gestão compartilhada no SUS. Por mais participação social no SUS, somos Coletiva.